Ao terminar de escrever um texto importante, é essencial que uma segunda pessoa leia o material com o propósito de apontar possíveis erros que passaram batido. Atribui-se tal função ao revisor de textos. Porém, na maioria das vezes, uma leitura cuidadosa do texto indica a necessidade de corrigir não somente erros gramaticais, como também outros pontos que dizem respeito ao texto como um todo.
O preparador de textos é o profissional que cuida dos aspectos gramaticais e formais do texto e, para isso, tem excelente domínio da língua e de técnicas de redação. Os aspectos gramaticais dizem respeito a acentuação, ortografia, vocabulário e sintaxe. Os aspectos formais compreendem a aplicação de certos critérios de padronização cujo objetivo é dar ao texto uma apresentação uniforme.
Em seu trabalho com a língua, o preparador de textos deve atuar na correção ou adequação dos seguintes tópicos:
Entretanto, as qualidades do preparador de textos vão além do conhecimento profundo da língua portuguesa. Esse profissional também precisa ter um “desconfiômetro” bem calibrado, cultura diversificada, capacidade de análise de texto, organização, atenção ao detalhe, curiosidade e flexibilidade para adequar regras e procedimentos a cada texto específico e seu público-alvo.
Espera-se que o preparador:
Os tópicos citados acima descrevem o longo percurso que todo preparador percorre ao tentar dar clareza e fluidez a um texto. Use-os como referência para editar seu texto. Ainda assim, conte sempre com um profissional para garantir que nada vai passar batido!
© 2018 Carolina Cunha - Todos os direitos reservados